Mais um ano, mais uma presença no Top 5 do ranking MERCO Empresas e Líderes em Portugal, monitor de referência que avalia a reputação das empresas!

A qualidade do serviço prestado pela MAPFRE e o compromisso da equipa continuam a dar frutos e a mostrar a força da marca MAPFRE em Portugal.

Na edição deste ano, a  MAPFRE repete a 4.ª posição no setor segurador em Portugal do estudo Merco Empresas, que avaliou a reputação corporativa de várias empresas em Portugal, nas mais diversas áreas. A MAPFRE surge logo a seguir à Fidelidade, Liberty Seguros e Ageas. Esta é já a terceira edição do MERCO Empresas e Líderes em Portugal, que lista as 100 empresas e os 100 líderes com melhor reputação em Portugal.

O Merco Empresas e Líderes Portugal 2022 teve a participação de 252 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 31 membros do governo, 42 professores da área empresarial, 39 analistas financeiros, 35 responsáveis de ONGs, 34 Diretores de Comunicação e Líderes de opinião, 38 responsáveis de sindicatos e 36 dirigentes de associações de consumidores, além de 800 cidadãos (Merco Sociedade). A par destas avaliações, é realizada uma análise da reputação no domínio digital das empresas (Merco Digital), com mais de 542.173 menções analisadas, e também da realidade destas através de uma avaliação dos méritos reputacionais de 33 empresas.

É, mais uma vez, com enorme orgulho que a MAPFRE vê reconhecido o esforço da sua equipa em Portugal!

Como é feito o ranking Merco Empresas e Líderes Portugal

O Merco (Corporate Reputation Business Monitor) é um instrumento de avaliação de reputação lançado em 1999, que possui uma metodologia multissetorial, tendo-se tornado um dos monitores de referência em todo o mundo. Atualmente produz vários estudos: Merco Empresas, Merco Líderes, Merco Responsabilidade e Governança Corporativa, Merco Talento, Merco Consumption, Merco City, Merco University Talent, Merco Digital e MRS - Merco Saúde. E está presente em diversos mercados: Espanha, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Brasil, México, Peru, Costa Rica, Panamá, Portugal, Itália e Uruguai.

A elaboração do Estudo Merco Empresas e Líderes Portugal 2022 está a cargo do Grupo Análisis e Investigación - instituto espanhol líder em estudos de mercado - e a metodologia de elaboração do ranking das empresas com melhor reputação foi objeto de revisão independente pela KPMG de acordo com a norma ISAE3000. Por essa razão não é divulgada a posição da KPMG neste ranking. Os critérios de avaliação da Merco Empresas e Líderes Portugal e os seus critérios de ponderação são públicos e estarão disponíveis em www.merco.info.

 

Conheça aqui o Top 10 no ranking (geral) das empresas com melhor reputação em Portugal: Grupo Nabeiro (Delta Cafés), EDP, Sonae, Jerónimo Martins, Ikea, Galp Energia, Microsoft, Vodafone, Google e Nestlé.

Conheça aqui o Top 10 no ranking (geral) dos líderes com melhor reputação em Portugal: Rui Miguel Nabeiro, do Grupo Nabeiro (Delta Cafés), Cláudia Azevedo (Sonae), Pedro Soares Dos Santos (Jerónimo Martins), Paulo Azevedo (Sonae), Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos), Miguel Stilwell de Andrade (EDP), Paula Amorim (Galp Energia), Francisco Pedro Balsemão (Grupo Impresa - SIC), Alexandre Fonseca (MEO - Altice) e Fernando Ulrich (Banco BPI).

 

Sobre o MERCO

Merco (Corporate Reputation Business Monitor) é o primeiro monitor auditado do mundo, de referência na América Latina e em Espanha, que avalia a reputação das empresas, tanto a nível geral como por setor, desde o ano 2000. Um monitor com transparência e independência com aval e rigor de uma empresa de estudos de mercado: Equação Lógica e “Análisis e Investigación”.

Merco é ainda um monitor aberto e gratuito onde a participação depende exclusivamente do reconhecimento obtido pelos diferentes públicos de interesse/stakeholders (analistas financeiros, jornalistas de informação económica, "Governo", ONGs, sindicatos, Associações de Consumidores, professores catedráticos / docentes em Universidades). Uma vez que a monitorização e verificação do processo de produção de resultados é sujeita a uma revisão independente pela KPMG, de acordo com a norma ISAE 3000, o parecer para cada edição assim como todos os critérios de ponderação são públicos e podem ser consultados no site da MERCO.

Com base numa metodologia multistakeholder, este monitor é composto por uma avaliação global que em 2021 integrou 5 avaliações de 14 fontes de informação, nomeadamente por um comité de direção para empresas que faturam mais de 20 milhões de euros/ano, por especialistas em várias áreas de atuação incluindo a área digital e de consumo, e ainda dos técnicos Merco que avaliaram os principais indicadores objetivos (200) das empresas elegíveis no ranking. Os conteúdos dos relatórios para além de compilarem a informação, analisam comparativamente as avaliações dos diferentes stakeholders com o objetivo de realizar um diagnóstico reputacional global de cada empresa.

 

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