O Grupo MAPFRE mantém-se como o principal grupo segurador espanhol a nível global, com um aumento de 10,8% no volume total de prémios em 2022, ultrapassando os 24.540 milhões de euros em seguros diretos e resseguros aceites (70% dos quais fora de Espanha).

Este aumento de prémios reflete uma melhoria generalizada no negócio de seguros em praticamente todas as regiões, com aumentos significativos na América Latina e América do Norte, bem como nos negócios de resseguro e grandes riscos, e o comportamento favorável de quase todas as moedas em relação ao euro.

 

2022, um ano complexo para o setor de seguros

 

De acordo com o relatório "O mercado espanhol de seguros", preparado pela MAPFRE Economics, o Serviço de Estudos da MAPFRE, o volume agregado de prémios do setor de seguros espanhol cresceu 4,8% em 2022, num ambiente marcado pela recuperação económica e por uma inflação que atingiu níveis nunca antes vistos em décadas. Neste cenário complexo, o crescimento do negócio segurador não conseguiu superar o aumento dos preços, e o processo inflacionário representou um obstáculo para a rentabilidade no segmento dos seguros Não Vida. No entanto, isso foi compensado pelo bom desempenho da rentabilidade no negócio Vida, após ultrapassar o forte aumento dos sinistros devido à pandemia nos dois anos anteriores.

Olhando para o futuro, a MAPFRE Economics prevê que uma desaceleração da atividade global, regional e espanhola, com uma inflação que também se está a verificar moderada, embora a um ritmo mais lento, irá conter o crescimento nominal dos prémios Não Vida em torno de 4,3% entre 2023 e 2025. Em termos reais, no entanto, espera-se um crescimento real dos prémios Não Vida próximo de 2% em média nos próximos dois anos.

 

Para ler o relatório completo (versão espanhola), clique aqui.

 

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?