O novo Plano Estratégico reforça o crescimento em todas as linhas de negócio e o resultado melhora na maioria dos países. Os prémios crescem 4,6%, chegando a mais de 8.100 milhões de euros e as receitas cerca de 9.400 milhões de euros.
Os prémios cresceram 4,6%, apoiado pelo forte crescimento de Seguros Gerais e Vida Risco, bem como de Resseguro, linhas de negócio com um maior contributo para o resultado do Grupo. O ramo Automóvel apresentou um menor crescimento pelas medidas técnicas aplicadas e Vida Poupança, embora represente uma queda de 12% devido à extraordinária projeção de 2023, ainda assim chega aos 935 milhões, duplicando os prémios de 2022. Entre as regiões com maior crescimento, destacam-se a IBÉRIA (onde se inclui Portugal), LATAM, AMÉRICA DO NORTE e a MAPFRE RE.
O resultado líquido, que chega aos 216 milhões de euros, cresce quase 70% devido aos seguintes fatores do trimestre:
- Melhoria relevante na rentabilidade técnica dos ramos Não Vida, com uma redução de quase 3 pontos percentuais do rácio combinado devido às ações técnicas de assinatura e atualização de tarifas, e também devido à ausência de eventos catastróficos significativos (como aconteceu em 2023 com o terramoto na Turquia).
- Crescente contributo do resultado financeiro, que para o negócio Não Vida chega aos 195 milhões no trimestre (+30,2%).
- Grande estabilidade do negócio de Vida Risco na IBÉRIA e na LATAM.
- Efeito dos ajustes por hiperinflação, com um impacto negativo líquido de 24,6 milhões (10,5 milhões em 2023), principalmente na Argentina.
- Impacto fiscal positivo de 15 milhões resultante da declaração de inconstitucionalidade parcial do Decreto-Lei Real 3/2016.
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