A MAPFRE aumentou as metas de rentabilidade e eficiência para os próximos dois anos.
Desta forma, reforça o objetivo de alcançar um retorno sobre o capital próprio (ROE) médio entre 11% e 12%. De igual forma pretende alcançar um índice combinado entre 94% e 95%. Além disso, a MAPFRE divulga um histórico dividendo de 0,16 euros por ação referente ao exercício de 2024.
Resultados Recordes e Dividendo Histórico
Na Assembleia Geral de Acionistas, que teve lugar a 14 de março, a MAPFRE divulgou um lucro de 902 milhões de euros em 2024. Ou seja, mais 30% em relação ao ano anterior. Também aprovou a distribuição de um dividendo total de 0,16 euros por ação. Desta forma, 0,065 euros são pagos antecipadamente, com o saldo de 0,095 euros a ser pago em maio de 2025. Sem dúvida, este valor representa o maior dividendo da história da companhia. De igual forma, a previsão é de crescimento contínuo nos próximos anos, conforme destaca Antonio Huertas, presidente da MAPFRE.

Projeção de Crescimento e Inovação
O presidente da MAPFRE confirmou que a empresa cumpriu todos os objetivos do Plano Estratégico para 2024. Ele também avançou que, para os próximos dois anos, a MAPFRE pretende aumentar em um ponto o nível de exigência do ROE.
De seguida, fez um balanço muito positivo da evolução do negócio nas diferentes regiões nas quais o Grupo está presente e nos diferentes ramos. Refere que além de conseguir a estabilização técnica em Automóvel, o Grupo tem planos de crescimento deste ramo nos principais países onde está presente. Também avança que o resseguro continua a apostar nos principais mercados mundiais, com foco no negócio de vida e numa maior presença no mercado norte-americano.
Alterações no Organigrama
Foi nomeado, com caráter executivo, José Luis Jiménez Guajardo-Fajardo, atual CFO adjunto do Grupo, substituindo Fernando Mata Verdejo, que termina o seu mandato. Adicionalmente, Ana Isabel Fernández Álvarez volta a ser reeleita como conselheira independente e Francisco José Marco Orenes como conselheiro dominical. Para terminar, ratificou-se a nomeação de José Luis Perelli Alonso como conselheiro independente.
Compromisso com a Inovação e Sustentabilidade
A MAPFRE também se destaca no campo da inovação. Assim, conta já com mais de 4,4 milhões de clientes a beneficiar de soluções criadas dentro do modelo de inovação da companhia. Para além disso, a companhia colabora com cerca de 150 startups e tem projetos em andamento com mais de 30 startups, em diversos países.
Antonio Huertas falou sobre as iniciativas desenvolvidas para uma maior personalização e inovação nos produtos, incorporando a Inteligência Artificial nos processos do Grupo. Neste sentido, o primeiro vice-presidente do Grupo, José Manuel Inchausti, anunciou a criação do Centro de Inteligência Artificial da MAPFRE. Ou seja, vai impulsionar a transformação da MAPFRE nas mudanças que a IA gera no negócio, onde já são aplicados 115 casos de uso. Também avançou que a MAPFRE é a primeira companhia do Ibex 35 a posicionar-se com um Manifesto próprio sobre Inteligência Artificial.
Além disso, a Assembleia foi realizada com critérios sustentáveis e neutros em carbono, alinhando-se com os princípios de proteção ambiental e responsabilidade social da empresa.
Compromisso com o Futuro
Concluindo, a MAPFRE continua comprometida com o as metas estratégicas e com a inovação contínua dos produtos e processos. Assim, consolidará a sua posição como uma das líderes no setor de seguros e resseguro.
Comentários