Principais indicadores:
- O lucro seria de 703 milhões de euros (+6,8%), excluindo as receitas extraordinárias do Bankia e os custos das operações de reestruturação;
- As receitas do Grupo MAPFRE aumentaram 7,2% para cerca 27.257 milhões e os prémios aumentaram 8,2% para 22.155 milhões de euros;
- Todas as áreas regionais e unidades de negócio do Grupo MAPFRE contribuiram positivamente para o lucro;
- Península Ibérica, Brasil, América do Norte e MAPFRE RE (Resseguros e Grandes Riscos) impulsionaram o crescimento dos resultados, enquanto que a América Latina liderou o aumento dos prémios;
- MAPFRE Inversión reportou um lucro recorde de 42,7 milhões de euros graças à atividade comercial;
- O impacto dos créditos relacionados com a COVID-19 ascenderam a 460 milhões de euros em 2021, dos quais 79% eram provinientes da América Latina;
- O ROE do Grupo MAPFRE aumentou 3 pontos percentuais para 9% no final de 2021;
- O dividendo regressa aos níveis pré-pandémicos, 14,5 cêntimos por ação para 2021.
O lucro da MAPFRE em 2021 ascendeu a 765 milhões de euros, um valor que representa um aumento de 45,3% em relação ao ano anterior, graças ao bom desempenho do negócio nas regiões Ibéricas e norte-americanas, onde o crescimento do lucro em ambas é superior a 15%. Este são os principais dados económico-financeiros do exercício:

Os prémios do Grupo no final de 2021 foram de 18.176 milhões de euros, 8,9% a mais em comparação com o ano anterior, enquanto o lucro chegou a 786 milhões de euros, semelhante ao alcaçado em 2020.

Área Regional Ibéria
Ao nível da Área Regional Ibéria (Portugal e Espanha), os prémios cresceram 8,5% até superar 7.596 milhões de euros, com um resultado de 541 milhões de euros (+19,3%).
Recordamos que em Portugal houve um crescimento de 20,5% ao nível dos prémios face a 2020. Em Espanha, os prémios totalizaram 7.466 milhões de euros, o que representa um incremento de 8,8% e 3,8 pontos a mais que o crescimento do setor em 2021, sendo que o crescimento superior ao mercado é observado tanto no negócio Vida como Não Vida.
MAPFRE Inversión: o melhor resultado da sua história
A MAPFRE Inversión reportou um lucro líquido de 42,7 milhões de euros em 2021, um aumento de 17% quando comparado com o ano anterior. As receitas de vendas cresceram 16% em comparação com dezembro de 2020, enquanto que as despesas operacionais totais aumentaram 12%. A área de investimento do Grupo MAPFRE obteve assim "o melhor resultado da sua história", graças "ao bom desempenho dos seus fundos e ao impulso da atividade comercial."
Este é o resultado do bom desempenho das subscrições e transferências de fundos de investimento, com entradas líquidas no valor de 384 milhões (+98%). Há interesse em produtos que satisfaçam os critérios Ambientais, Sociais e de Gestão (ASG), um segmento em que os ativos correntes ascenderam a 613 milhões de euros (+50,9%).
Além disso, as poupanças a longo prazo e especialmente os fundos de pensões, durante o ano, compensaram parcialmente a queda de 42% nas contribuições para os fundos de pensões individuais em resultado de alterações fiscais. "2021 foi um ano muito positivo para a MAPFRE e para os seus clientes. A filosofia de investimento socialmente responsável permitiu-nos fechar o ano com elevados retornos, com muitos dos fundos a atingirem mais de 20% no ano", afirmou José Luis Jiménez, diretor geral de Investimentos da MAPFRE.
Os principais indicadores do compromisso social do Grupo:
- Contribuição fiscal: para além do cumprimento de todas as obrigações legais e fiscais nos respetivos países, a contribuição do Grupo MAPFRE no imposto sobre o rendimento das sociedades para o exercício financeiro de 2021 foi de 319 milhões de euros, equivalente a uma taxa efetiva de 23,6%.
- Compromisso com os investimentos dos ESG: Quase 90% de todos os ativos da carteira da MAPFRE, excluindo a dívida soberana, têm classificações ESG elevadas e muito elevadas (aspetos sociais, ambientais e de boa gestão empresarial).
- Compromisso com o emprego: Mais de 97% dos 32.350 empregados da MAPFRE em todo o mundo têm contratos permanentes.
- Compromisso com a diversidade: No final de 2021, 49,1% das vagas em postos de responsabilidade foram preenchidas por mulheres. No que diz respeito à inclusão, as pessoas com deficiência representam agora 3,5% da força total de trabalho da MAPFRE, ultrapassando a meta de 3% que o Grupo tinha estabelecido para o final de 2021.
- Compromisso com a sociedade: 12% da mão-de-obra global participou no programa de voluntariado empresarial, que beneficiou diretamente 169.000 pessoas em todo o mundo.
- Compromisso ambiental: O Grupo MAPFRE está empenhado em reduzir a sua pegada de carbono para atingir a neutralidade de carbono a nível mundial até 2030.
Recordamos ainda a declaração do Presidente da MAPFRE, Antonio Huertas, sobre os resultados :
Para maior detalhe, está também disponível a apresentação à imprensa dos resultados, com os principais indicadores apresentados também pelo presidente do Grupo MAPFRE e por Fernando Mata, CFO e membro do Conselho de Administração:
Comentários