Informação Mensal de Mercados | maio

Maio terminou com uma ligeira recuperação dos preços dos ativos de risco. No entanto, tal ainda não significa que estamos perante uma mudança de tendência.

O cenário macroeconómico

O contexto global não mudou muito nas últimas semanas, tendo-se inclusive intensificando as tendências já conhecidas:

  • Bancos centrais mais agressivos, em particular o BCE que anunciou subidas da taxa de juro, no mínimo em julho e setembro, a primeiro subida em 11 anos;
  • Inflação acima do esperado e muito extensa, em muitos países e em muitos componentes diferentes, em simultâneo. O problema passa a ser uma questão mais social do que económica.
  • Crescimento económico inferior ao previsto. Isto provoca uma desaceleração no comércio mundial, que é um elemento chave para os mercados de todo mundo.
  • Redução da liquidez do mercados financeiros, a que provém diretamente dos bancos centrais. Consequência do "fim das compras", no caso do BCE (Banco Central Europeu) e da "redução do balanço" da FED (Reserva Federal do Estados Unidos da América) que faz abrandar a quantidade de dinheiro novo que produzem.

Esta "mistura explosiva", em conjunto com o prolongar no tempo da guerra Rússia-Ucrânia, provoca elevada volatilidade generalizada em todos os ativos: rendimento fixo (dívida pública, dívida corporativa, obrigações), rendimento variável (ações, índices de bolsa, moeda e matérias primas).

Os Fundos MAPFRE

Perante a atual turbulência mundial em que nos encontramos, a resiliência e a boa gestão dos fundos MAPFRE é evidente. O histórico de rendibilidade fala por si:

graf1


Salientamos que a rentabilidade de cada uma destas soluções encontra-se em valores totalmente recuperáveis a médio prazo.

Embora a incerteza seja alta, o índice de confiança do consumidor, sobretudo na Europa, não baixou, mantendo-se inclusivamente muito alto o consumo a curto prazo. 

A nossa recomendação

O índice de confiança do consumidor, sobretudo na Europa, não baixou, mantendo-se inclusivamente muito alto o consumo a curto prazo. 

Os Clientes não devem entrar em pânico e devem manter as suas carteiras. A confiança depositada nos gestores da MAPFRE AM é fundamental para maximizar a rentabilidade e minimizar os riscos do investimento. 

Arquivado em:

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?