O presidente da MAPFRE participou recentemente no IV ClosinGap Economic Equality Summit, no painel que falou sobre a mulher e a economia, e o seu impacto na inovação e transformação social.
Neste espaço de debate e reflexão sobre como o talento feminino é uma alavanca para o crescimento económico, Antonio Huertas afirmou que "estamos num momento de máxima disrupção, porque este momento pós-Covid apresenta muitas oportunidades para mudar as coisas e, para isso, as empresas devem ajudar a sociedade a entender qual é o problema e atuar sobre ele para o corrigir".
"Devemos dar o exemplo e fazer as coisas na nossa própria organização", disse, "temos os dados, conhecemos a realidade e queremos mudá-la, porque é uma necessidade".
O II Índice ClosinGap indica que, devido à pandemia, a diferença de género em Espanha é de 36,7%, quase um ponto percentual a mais que a análise do ano anterior (35,9%). No entanto, os dados correspondentes ao emprego melhoraram. Diante disso, Antonio Huertas incentivou-nos a pensar positivo, “vamos continuar a atuar e a melhorar esses indicadores”. Sobre como essa situação afeta as empresas, o presidente deu como exemplo que, atualmente, uma mulher reformada em Espanha ganha em média 400 euros a menos que um homem. "É insustentável e há que mudar, e aproveitar para que a conciliação melhore substancialmente e as carreiras sejam homogéneas para que possam ter acesso o mesmo tipo de trabalho com o mesmo salário." "Se as pensões fossem as mesmas, hoje teríamos entre 400.000 a 500.000 empregos a mais e o PIB espanhol seria dois pontos superior ao que temos agora", concluiu.
Sobre o ClosinGap
A MAPFRE faz parte do grupo de empresas comprometidas em analisar o custo de oportunidade da desigualdade de género na economia e na sociedade através meio do cluster ClosinGap. As empresas participantes estudam as disparidades de género em saúde, previdência, equilíbrio trabalho-vida pessoal, lazer, esfera digital, turismo, mobilidade e consumo, entre outras áreas, com o objetivo de quantificar o custo de oportunidade que esta falta de igualdade traz para a sociedade.
Comentários