Celebrou-se o 5.º aniversário da aprovação da agenda 2030, e a MAPFRE uniu-se à campanha #apoiamososODS com o intuito de promover a Rede Espanhola de Pacto Global que tem como objetivo divulgar e trabalhar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
(o vídeo não pode ser visualizado no Internet Explorer e, por essa razão, deve ser aberto no Google Chrome ou Firefox)
Em 2004 a MAPFRE aderiu à maior iniciativa mundial em termos de sustentabilidade, a UN Global Compact. Desde a aprovação da Agenda 2030, em 2015, além da aposta na promoção dos dez princípios, a MAPFRE tem vindo a trabalhar no sentido de alinhar a gestão corporativa com os ODS, encontrando novas oportunidades de negócios, melhorando as relações com os seus grupos de interesse e promovendo a inovação.
No que diz respeito ao cumprimento dos ODS, a MAPFRE atua especialmente nos seguintes:
- ODS 1 – Erradicação da pobreza;
- ODS 3 – Saúde e bem-estar;
- ODS 4 – Educação de qualidade;
- ODS 5 – Igualdade de género;
- ODS 8 – Trabalho decente e crescimento económico;
- ODS 9 – Indústria, inovação e infraestruturas;
- ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
- ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima;
- ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.
Entre as boas práticas destacamos:
- 97,3% dos colaboradores com contrato fixo e 56,2% com horário flexível (ODS 8);
- 40,1% dos cargos de direção são ocupados por mulheres (ODS 5 e ODS 8);
- 100% do quadro de colaboradores recebeu formação (com uma média de 44,2 horas por colaboradores (ODS 4 e ODS 8)), em áreas como saúde e bem-estar (ODS 4 e ODS 8) e também sobre deficiência (ODS 3 e ODS 8), entre outras;
- Um total de 6.635 fornecedores participaram no processo de homologação dos critérios sociais, ambientais e de gestão ASG (ODS 8);
- A empresa desenvolveu 75 produtos e novos serviços em 2019 (ODS 9);
- 12 sedes internacionais contam com certificação sustentável (ODS 11 e ODS 13);
- A campanha MAPFRE Sem Plástico evitou a utilização de 25m3 toneladas de resíduos plásticos e a emissão na atmosfera de 104 toneladas de CO2 (ODS 3 e ODS 13);
- Mais de 58 mil apólices contam atualmente com a cobertura ambiental (ODS 13).
Com estas ações, a Rede Espanhola do Pacto Global e as suas organizações membro procuram contribuir para a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em momentos como o que vivemos atualmente, onde impera a crise e a incerteza, este tipo de trabalho desenvolvido pela MAPFRE pode ser visto como a fórmula para criar um futuro sustentável.
Recordamos ainda que a MAPFRE conta com 5 compromissos para a sustentabilidade até 2021:
- 45% das vagas em cargos de responsabilidade ocupadas por mulheres;
- Colaboradores com deficiência: 3%;
- Instalações da MAPFRE em Espanha e Portugal neutras em carbono em 2021 e, no restante do grupo, em 2030;
- Não investir em empresas com 30% ou mais de sua receita proveniente de energia produzida a partir de carvão;
- Não segurar a construção de novas centrais de geração de energia movidas a carvão ou a exploração de novas minas.
Um compromisso de todos
“A Agenda 2030 pode e deve contribuir para mudar o mundo e, na MAPFRE, estamos plenamente comprometidos com os seus objetivos que são, definitivamente, um compromisso de somas em que todos devemos estar unidos para encontrar soluções”, destacou Antonio Huertas, presidente da MAPFRE, em diversas ocasiões e em que assegura que na empresa, “assumimos a parte que nos toca no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, comprometidos com o Pacto Global das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, também das Nações Unidas”.
Espanha e outros 192 participantes
Há cinco anos que a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por unanimidade dos 193 Estados participantes, entre eles Espanha. “Não deixar ninguém para trás” é o eixo do acordo. Os ODS propõem-se a erradicar a fome e a pobreza, reduzir as desigualdades e abordar desafios urgentes, como as mudanças climáticas.
Para alcançar a tão ambiciosa Agenda 2030, concordou-se com a participação necessária de todos: governos, empresas, sociedade civil e cidadãos a nível mundial. A sua força provém do caráter universal do acordo e da ambição dos 169 objetivos. Alcançá-los exige um esforço sem precedentes da parte de todos os setores da sociedade e as empresas têm um papel muito importante a desempenhar nesse propósito.
Conseguir todos os ODS exigem uma união de esforços do setor público, das empresas, dos investidores e da sociedade civil.
Uma década de ação
Com 10 anos para cumprir com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, faz um apelo a todos os setores da sociedade, para que se mobilizem nesta “década de ação”.
A “década de ação” exige a aceleração das soluções sustentáveis destinadas aos principais desafios do mundo, desde a pobreza e a desigualdade de género, até as mudanças climáticas e o fim das desigualdades económicas. As empresas têm um papel muito importante a desempenhar para este propósito.
GO MAPFRE!
Comentários